Bolinhos Lunares, Lanternas coloridas e muita música: assim foi o 1º Festival do Meio do Outono na UFC

Data de publicação: 19 de setembro de 2019. Categoria: Eventos
O Instituto Confúcio da Universidade Federal do Ceará realizou as celebrações do Festival de Meio do Outono de 2019

Na tarde de 5 de setembro, por volta das 16h, o Instituto Confúcio da Universidade Federal do Ceará (@icdaufc) realizou as celebrações do Festival de Meio do Outono. Prof. Augusto Teixeira de Albuquerque (Pró-Reitor de Relações Internacionais), Profª Mônica Amorim (Diretora do Instituto Confúcio da UFC) e Profª Yu Chen (Diretora Chinesa do Instituto Confúcio da UFC) estiveram presentes no evento, além de alguns professores, estudantes e residentes locais.

Jinjin Zhang e Wan Zhang são professoras chinesas, elas estão no Brasil este ano para ensinar Mandarim no Instituto Confúcio da UFC

Era primavera no local, o sol estava brilhando e a brisa estava forte. As várias luminárias chinesas coloridas e bolos da lua cuidadosamente preparados pelo Instituto Confúcio traziam uma marcante atmosfera do Festival de Meio do Outono. A atividade ainda não havia começado e o ambiente já estava cheio de pessoas de todas as idades, de crianças a idosos. Todos estavam muito interessados na cultura chinesa.

Ao som da bela música chinesa, o evento começou. Mônica e Yu Chen apresentaram o status quo do Instituto Confúcio da UFC e os costumes populares do Festival de Meio do Outono. Luana, uma funcionária do Instituto Confúcio, apresentou as origens deste Festival e a lenda da “Deusa da Lua que voava para lua”. A professora Wan Zhang do Instituto Confúcio e o aluno Igor, respectivamente, cantaram “A Deusa da Árvore de Osmanthus” e “A Lua Representa Meu Coração”, que não só ganharam os aplausos, mas também, permitiram com que o público entendesse a conexão entre a lua e o Festival de Meio do Outono.

Bolos Lunares típicos chineses, servidos durante o Festival

A parte de pintar luminárias chinesas e comer bolos da lua foi o clímax deste evento. Os deliciosos bolos lunares foram rapidamente devorados pelos participantes. As luminárias de papel cuidadosamente preparadas pelo Instituto Confúcio atraíram a atenção do público pelos esquemas de cores com o tema da Deusa da lua, a lua e o coelho de jade. “No Brasil, nunca tivemos o hábito de apreciar as luzes. É a primeira vez que ouvi falar da arte das luminárias chinesas!”, disse Murta, uma estudante da UFC. Após o evento, o público ainda não queria partir, continuou a tirar fotos com luminárias chinesas e convidou os professores do Instituto Confúcio a tirar fotos em grupo. Algumas pessoas que chegaram atrasadas por esquecerem a hora disseram que certamente não perderiam o próximo evento.

Público participando e pintando suas próprias lanternas

Esta foi a primeira vez que um evento cultural foi realizado após a abertura do local específico do Instituto Confúcio da UFC. A mídia local OPOVO e a emissora de TV da UFC entrevistaram os envolvidos e relataram o evento.

Equipe do IC da UFC