Curso de Mandarim 2020.2 – Inscrições Abertas

Data de publicação: 11 de setembro de 2020. Categoria: Cursos, Notícias

Estão abertas as inscrições, até o dia 16 de setembro (às 18h), para o Curso de Língua Chinesa (Mandarim) do Instituto Confúcio na UFC, através do link.

O curso envolve as três habilidades relacionadas ao aprendizado da língua: conversação, leitura e escrita e é dividido em três níveis – básico, intermediário e avançado, que são divididos cada qual em três módulos. Este semestre iremos ofertar os níveis Básico 1, Básico 2, Básico 3, Intermediário 1 e Intermediário 2.

As aulas irão ocorrer de forma online, através das plataformas Google Meet e Voov (é necessário fazer o download das plataformas para ter acesso às aulas).

Quem pode se inscrever?
O curso é aberto ao público (comunidade interna e externa à UFC);
Maiores de 16 anos;
Ensino Médio completo;
Conhecimento na língua inglesa obrigatório para turmas do Básico 3, Intermediário 1 e Intermediário 2 (obs: Não é necessária a apresentação de certificado de proficiência, mas o aluno deverá responsabilizar-se por seu nível de inglês, para bom aproveitamento das aulas).

Valor do curso (taxa única por semestre): R$ 250,00 (via boleto bancário)

Número máximo de alunos por turma: 20 (vinte)

Datas Importantes:
Inscrições: 11 de setembro a 16 de setembro
Aulas: 21 de setembro a 30 de dezembro

Turmas ofertadas:

Observações:
*A ordem do conteúdo ministrado durante as aulas pode mudar de acordo com os professores.
** A responsabilidade pelas corretas informações é do candidato.
*** As vagas serão ocupadas pela ordem de pagamento de inscrição, até o limite de vagas.

Para outras informações: institutoconfucio@ufc.br

Inscreva-se aqui!

• Sobre os níveis:

No Básico 1, o aluno vai aprender os fundamentos do sistema fonético e da escrita dos caracteres chineses; adquirir conhecimentos básicos da cultura chinesa, e estabelecer uma base sólida para o futuro aprendizado da língua chinesa. Vai aprender a se apresentar, a apresentar outras pessoas e os membros de sua família; a descrever de forma simples seu local de estudo e trabalho; e a expressar os números e quantidades de forma simples. Além de conhecer costumes culturais sobre os nomes chineses, e as formas de tratamento; os membros da família; e a etiqueta na comunicação chinesa.

No Básico 2, o aluno vai aprender a descrever de forma simples objetos e lugares, a pedir coisas emprestadas; a fazer compras e pedidos no restaurante; a expressar as horas, os períodos do dia, os dias da semana, e organizar a agenda; e a fazer e recusar convites. Além de conhecer informações sobre as principais cidades e pontos turísticos da China; a moeda e os hábitos de compras; a culinária; o calendário e as festividades chinesas.

No Básico 3, o aluno vai aprender a expressar outras expressões de tempo e data; a descrever a aparência das pessoas; a perguntar e descrever as direções e os meios de transporte; e a expressar de forma simples experiências do passado.;. Vai conhecer o sistema educacional, os meios de transporte; além de aprender ditados e expressões populares.

No Intermediário 1, o aluno vai aprender a descrever sintomas de doenças numa consulta médica; a narrar ações que estão acontecendo em um dado momento, e ações já concluídas; a relatar de forma detalhada acontecimentos ocorridos no passado; a descrever pessoas e objetos de forma mais complexa; e a explicar o modo, resultado e grau de uma ação ou de um estado. Além de conhecer outras expressões de etiqueta da cultura chinesa; cumprimentos de aniversário e de festividades; e o zodíaco chinês.

No Intermediário 2, o aluno vai aprender a descrever o clima, o ambiente e a habitação; a fazer comparações e descrever diferenças; a expor sobre seu conhecimento e seu estudo de língua chinesa; a expressar a duração e a frequência das ações; a narrar ações e estados contínuos ou simultâneos; e a relatar diferentes resultados para determinadas ações. Além de conhecer as características climáticas e geográficas da China; a moradia, e os tipos de empresas chinesas; os provérbios chineses; e outras expressões de etiqueta da cultura chinesa.