Professoras chinesas se despedem do Instituto Confúcio na UFC após um ano colaboração
Data da publicação: 7 de julho de 2025 Categoria: Sem categoriaAs professoras chinesas Yukun Zhao e Shujin Zhou encerram nesta quarta-feira, 3 de julho, sua atuação no Instituto Confúcio da Universidade Federal do Ceará (UFC), após um ano de trabalho dedicado à promoção da língua e da cultura chinesas. As docentes retornam agora à China, levando consigo o carinho e a admiração dos estudantes, colegas e da equipe do Instituto.
Na última quinta-feira, 26 de junho, por ocasião da visita oficial da Cônsul-Geral da China no Recife, sra. Lan Heping, o Instituto Confúcio na UFC prestou uma homenagem especial às professoras Zhao e Zhou. A visita da Cônsul incluiu um encontro com a direção do Instituto e com professores brasileiros e chineses, além da cerimônia em homenagem às professoras.
Durante a homenagem, as professoras receberam um certificado oficial de agradecimento e reconhecimento pelos serviços prestados, além de uma escultura artesanal em madeira de Iracema — personagem-símbolo da cultura cearense, criada por José de Alencar. Iracema representa o encontro entre culturas, a fertilidade da terra e a força da mulher indígena, sendo também uma metáfora da origem do povo cearense. A escolha do presente simboliza o agradecimento pela colaboração das professoras no fortalecimento dos laços entre Brasil e China.
Queridas pelos estudantes e pela comunidade acadêmica, as professoras Yukun Zhao e Shujin Zhou deixarão saudades. Seu trabalho ultrapassou as salas de aula, promovendo o diálogo intercultural e contribuindo de forma significativa para a internacionalização da UFC.
O Instituto Confúcio agradece imensamente às professoras por sua dedicação e amizade, desejando sucesso e realizações em seus novos caminhos.