Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Instituto Confúcio na UFC

Área do conteúdo

Instituto Confúcio na UFC recebe nova diretora chinesa

Data da publicação: 19 de março de 2025 Categoria: Sem categoria

O Instituto Confúcio na Universidade Federal do Ceará (UFC) tem o prazer de anunciar a nomeação da professora Ru Ning como nova diretora chinesa. Ela substituirá o professor Su Jinhua, que atuou como diretor do Instituto Confúcio nos últimos cinco anos, contribuindo de maneira significativa para o fortalecimento dos laços culturais e acadêmicos entre Brasil e China.

A professora Ru Ning é especialista em gestão e políticas de ensino superior, com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência na área. Ela obteve seu doutorado em filosofia da educação pela Universidade de Nankai (2007), onde também concluiu o mestrado em educação política (2000) e o bacharelado em educação política (1997) pela Universidade de Engenharia de Harbin. Atualmente, é professora titular no Instituto de Educação Superior da Universidade de Nankai, cargo que ocupa desde 2013.

Ru Ning tem uma longa trajetória acadêmica, com publicações relevantes sobre governança universitária, sistemas de classificação de universidades e reformas educacionais na China. Entre suas principais obras estão University Academic Field: From the View of the Relationship Between Government and University (2013) e The Chinese University in One Hundred: Mode Transformation and Culture Conflict (2012). Além de sua atuação como docente e pesquisadora, Ru Ning recebeu prêmios importantes, incluindo o prêmio de Pesquisa em Educação Superior da Associação Chinesa de Educação Superior (2009) e o prêmio de Pesquisa em Ciências Sociais do Governo de Tianjin (2010).

Nos próximos anos, Ru Ning dividirá a direção do Instituto Confúcio com o professor Nonato Furtado, diretor brasileiro. A prática de contar com dois diretores — um representante local e um representante chinês — é um padrão nos Institutos Confúcio ao redor do mundo, refletindo o compromisso de promover a cooperação bilateral e o intercâmbio cultural entre China e Brasil.

 

A professora Ru Ning afirmou estar motivada com o novo desafio e destacou a importância de ampliar o ensino de mandarim e da cultura chinesa na UFC, fortalecendo ainda mais os laços entre os dois países.

 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo