Instituto Confúcio na UFC e Secitece avançam em parceria para curso de mandarim voltado a startups cearenses
Data da publicação: 10 de julho de 2025 Categoria: Sem categoriaNa manhã desta quarta-feira, 10 de julho, o Instituto Confúcio da Universidade Federal do Ceará (UFC) recebeu uma comitiva da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) para discutir um acordo de cooperação, que prevê a criação de um curso de mandarim voltado a empreendedores do programa Corredores Digitais.
Participaram da reunião a secretária Sandra Monteiro, a coordenadora de inovação e empreendedorismo, Sarah Monteiro, o coordenador jurídico Rafael Maia e o diretor do Instituto Confúcio, professor Nonato Furtado. O encontro teve como foco a discussão de uma proposta de acordo de cooperação que viabilizará um curso de “mandarim para fins específicos” voltado a empreendedores do programa Corredores Digitais — iniciativa da Secitece voltada à aceleração de empreendimentos com potencial de inserção em mercados globais.
O objetivo principal é capacitar os participantes não apenas no aprendizado da língua chinesa, mas também em aspectos culturais e comerciais essenciais para o sucesso no ambiente de negócios com a China. A proposta é oferecer formação linguística e cultural a startups cearenses com potencial de parcerias com o mercado chinês. As aulas regulares ocorrerão on-line, com possibilidade de oficinas presenciais voltadas para conversação, etiqueta empresarial chinesa, simulações de reuniões de negócios e práticas culturais.
A iniciativa reforça a conexão entre inovação, internacionalização e educação, aproximando ainda mais o Ceará da China por meio de ações concretas com foco no empreendedorismo global.