Instituto Confúcio da Universidade Federal do Ceará (UFC) recebe visita de estudante do ensino médio acompanhada da sua mãe
Data da publicação: 16 de julho de 2025 Categoria: Sem categoriaNa última quinta-feira, 10 de julho, o Instituto Confúcio da Universidade Federal do Ceará (UFC) recebeu a visita de Larissa Dantas, estudante do primeiro ano do ensino médio, acompanhada de sua mãe, Herbênia Dantas. Ambas foram recebidas pelo diretor brasileiro do Instituto Confúcio, professor Nonato Furtado, que apresentou a proposta pedagógica e cultural da instituição e dialogou com as visitantes sobre o ensino de mandarim e as oportunidades de formação oferecidas.
Larissa já acompanha as atividades culturais promovidas pelo Instituto Confúcio há alguns anos. Neste ano, foi ela quem incentivou a mãe a visitarem juntas o espaço, em busca de mais informações sobre os cursos de língua e cultura chinesa.
linguística impressionante, Larissa é fluente em inglês e russo — idiomas que aprendeu por conta própria, sem ter frequentado cursos formais. Ao ser questionada sobre como adquiriu fluência, explicou que cresceu imersa em conteúdos on-line nesses idiomas e desenvolveu amizades com pessoas de diferentes países, como uma amiga russa com quem mantém conversas diárias em russo.
Durante a visita, Herbênia compartilhou registros fotográficos de Larissa ainda criança, participando de eventos culturais do Instituto Confúcio realizados em anos anteriores. As imagens evidenciam o vínculo afetivo e o interesse de longa data da estudante pela cultura chinesa.
Ao falar sobre sua motivação para aprender mandarim, Larissa destacou o atual cenário global e o crescimento do grupo de países que compõem os BRICS, mostrando uma visão madura e estratégica sobre a importância da língua chinesa no contexto internacional, o que impressionou.
Esse semestre, Larissa será estudante do nosso curso Básico I de mandarim.
Para o Instituto Confúcio na UFC, foi uma grande alegria receber Larissa e Herbênia. Desejamos à jovem estudante muito sucesso em sua jornada e parabenizamos sua mãe pelo apoio firme e contínuo ao desenvolvimento acadêmico e cultural da filha.