Festival Qixi 七夕节: Como é o dia dos namorados na China?

Data de publicação: 12 de junho de 2020. Categoria: Cultura Chinesa

Hoje é “dia dos namorados” no Brasil, mas você sabe como é o dia dos namorados na China?

Além do famoso “Valentine’s Day”, que é celebrada em todo o mundo durante o mês de fevereiro, há um outro feriado na China que reúne um grande número de pessoas para a celebração do amor: o Festival Qixi, conhecido como o Dia dos Namorados Chinês.

A festa não tem uma data fixa, ocorrendo sempre no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar, mas este ano vai acontecer no dia 25 de agosto.

Como muitas datas comemorativas na China, a origem do festival vem de lendas.

“A primeira lenda conta que as sete filhas da Deusa do Céu chamaram a atenção de um pastor durante uma de suas visitas a terra. As moças foram tomar banho em um rio e Niu Lang, decidiu se divertir, escondendo as roupas delas. Até que Zhi Nu (a sétima filha) encontrou o rapaz e pediu que devolvesse as roupas das irmãs.

Claro, desde que Niu Lang tinha visto Zhi Nu nua, eles tinham que se casar. O casal viveu feliz por muitos anos. No entanto, a Deusa do Céu sentiu a ausência de sua filha, e ordenou que ela voltasse para o céu. Mas a mãe ficou com pena do casal e lhes permitiu se encontrar  uma vez por ano, na sétima noite da sétima lua, ‘fadas’ formariam uma ponte com suas asas para que os dois pudessem se encontrar.

A segunda lenda é a história de dois amantes, cujos nomes são Niu Lang e Zhi Nu (os mesmos), que apesar de estarem loucamente apaixonados foram separados pelo pai de Zhi, Imperador do Céu, que não queria que sua filha se unisse a um homem comum. Mas algumas ‘fadas’ ajudaram a formar uma ponte para que os dois pudessem se encontrar na sétima noite de cada sétima lua do ano.” ¹

Apesar de muitas tradições para este dia ainda perpetuarem, hoje em dia, muitos casais comemoram como os ocidentais, afinal o Qixi é uma data comercial na China.

Mais uma curiosidade, você sabe como dizer “eu te amo” em mandarim?

我愛你.

Wǒ ài nǐ. /uó ái ní/

Mas não precisa mandar um “eu te amo” em mandarim apenas no dia dos namorados, pode dizer todo dia pro seu amor: 我愛你 <3

¹ Fonte: https://chinanaminhavida.com/2019/08/06/qixi-dia-dos-namorados-chines/