Festival do Barco do Dragão é celebrado na FEAAC

Data de publicação: 7 de junho de 2019. Categoria: Sem categoria

Ontem, dia 06 de junho, o Instituto Confúcio da UFC celebrou o Festival do Barco do Dragão Chinês,tradicional e milenar evento da cultura chinesa. O festival ocorreu das 9h30 às 11h30min, no pátio da cantina do bloco didático 3 da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC ‒ Rua Marechal Deodoro, 400, Benfic

Foto: Ribamar Neto

a).

O evento iniciou-se com a apresentação do Instituto Confúcio na UFC para a comunidade universitária (estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos), na voz de nossa Diretora, Profª. Mônica Amorim. Em seguida, foi a vez da nossa diretora Chinesa, Chen Yu, falar um pouco sobre o festival e sobre a cultura chinesa.

Whan Zhang ensinando aos alunos uma canção chinesa. Foto: Ribamar Neto

Além disso, o evento teve participação do nosso aluno, Renan, que falou sobre a origem do festival e de nossa professora chinesa ZANG WHAN, que interpretou uma canção chinesa e ensinou a letra aos presentes. Houve ainda quem arriscasse um pouco de pronúncia em mandarim!

Tivemos também uma oficina de artesanato chinês. Nossa professora chinesa JINJIN ZANG ensinou os participantes a fazerem uma pulseira típica, feita com fios coloridos.

Foto: Ribamar Neto

Ao final, todos puderam degustar o ZONGZI, comida típica chinesa feita com arroz e que é tradicionalmente servida no Festival do Barco do Dragão Chinês.

SOBRE O FESTIVAL ‒ O Festival do Barco do Dragão, também conhecido como Duanwu Jie, é um dos mais importantes e tradicionais festivais da China, com mais d

Zongzi: comida típica chinesa. Foto: Ribamar Neto

e 2 mil anos de existência. Ocorre todos os anos, sempre no quinto dia do quinto mês do calendário chinês. Outra tradição do festival é a Corrida do Barco do Dragão. Uma lenda diz que um poeta chamado Qu Yuan afogou-se no rio Miluo, na China. Dentro das comemorações do festival, as pessoas correm em barcos simbolizados de dragão e espalham arroz no rio para alimentar os peixes, a fim de impedir que eles comam o corpo de Qu Yuan.