Estudante do Instituto Confúcio na UFC é aprovada para curso de aperfeiçoamento em ensino de língua chinesa na Universidade Nankai, na China
Data da publicação: 16 de julho de 2025 Categoria: Sem categoriaJuliana Brigido, aluna do Instituto Confúcio da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi aprovada para curso de aperfeiçoamento em ensino de língua chinesa na Universidade Nankai, na China, que é a universidade parceira no estabelecimento e manutenção do Instituto Confúcio na UFC. A estudante conquistou uma vaga com bolsa integral por meio do programa International Chinese Language Teachers Scholarship, que cobre os custos com mensalidades, moradia, seguro médico e auxílio de custo durante o período acadêmico do mestrado.
A carta de admissão foi emitida oficialmente no dia 12 de julho de 2025 pela School of International Education da Universidade Nankai, localizada na cidade de Tianjin. Juliana deverá realizar o registro acadêmico entre os dias 8 e 10 de setembro e, até lá, já estará com visto e exames exigidos pelo governo chinês.
Juliana é formada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Estácio e concluiu o curso Avançado I de língua chinesa no Instituto Confúcio na UFC, com o professor Zhang. Também participou da primeira turma do curso de Tradução Chinês-Português do Brasil, ofertado pela PUC-Rio, e concluiu recentemente o curso de Redação em Chinês pelo Instituto Confúcio da UFRGS. Além disso, em 2023, integrou a delegação do Instituto Confúcio na UFC no Summer Camp promovido justamente pela Universidade de Nankai, experiência que, segundo ela, aprofundou ainda mais seu desejo de estudar na China.
“Essa aprovação é uma vitória enorme pra mim, e é um sonho sendo realizado também. Eu tenho uma admiração enorme pela China como nação e amo a língua e a cultura chinesa, então ter a oportunidade de poder estudá-las na própria China é uma oportunidade pela qual eu sempre serei grata e planejo aproveitá-la ao máximo.”, destacou Juliana.
A conquista da Juliana reforça o impacto do Instituto Confúcio na UFC na formação de estudantes comprometidos com o aprofundamento da língua e da cultura chinesa, além de representar um avanço nas ações de internacionalização da universidade.